21 de setembro de 2012

Project #10: hairpins

Com o início das aulas e o Outono a aproximar-se dá vontade de fazer ganchos e mais ganchos para a minha menina levar para a escola.

Project #9: notebooks








Esta ideia fantástica é da Elsie do blog "a beautiful mess". Pequenos blocos de notas feitos a partir de folhas que sobraram de alguns cadernos com capas feitas com recortes de revistas. Dobra-se ao meio e cose-se e já está!!! Vejam aqui como a Elsie fez os seus pequenos notebooks que me inspiraram a fazer estes que já estão a uso!

Project #8: scrapbook journal cover




No trabalho ando sempre com um caderno onde aponto tudo, tudo... Assim, sei sempre as datas em que as coisas se passaram, o que foi definido em cada reunião, etc... Com o início do ano letivo à espreita estava mesmo a precisar de preparar um novo caderninho e assim, num dia qualquer da semana passada concretizei o 8ª projeto que consistiu na decoração da capa do dito caderno com muitos recortes e colagens de revistas e catálogos. E sabem que mais? Era capaz de passar dias inteirinhos nestes trabalhos. Já em adolescente personalizava os meus cadernos e adorava encher blocos com recortes, frases e poemas de que gostava. Mais tarde comecei a fazer trabalhos do mesmo género mas em telas (como esta) e foi quando descobri que essa arte que eu adorava e que descobrira de forma instintiva tinha um nome: scrapbooking!!!

15 de setembro de 2012

Project #7: spring necklace

No ínício da primavera idealizei este colar com as cores que me fazem lembrar o calor e aquela estação. Contudo, como sempre atrasei-me na sua conclusão e agora que pus mãos à obra acho que vai ficar guardado na gaveta alguns meses até ser usado pois para os tempos que se avizinham adivinham-se outras cores mais apetecíveis. Ou, pensando melhor, talvez o possa usar durante o mês de setembro, pois apesar de na minha cabeça já ser Outono, a minha estação preferida, o calor que se faz sentir, diz-me que ainda é verão. Como sempre, desde a idealização à concretização deste projeto as alterações foram várias e o resultado final, muito do meu agrado, não tem quase nada a ver com este "esboço" inicial.



Project #6: necklace




Ainda do fim-de-semana passado, um colar em tons de dourado, beje e castanho.

14 de setembro de 2012

Project #5: mix media painting




No fim-de-semana passado dediquei-me a terminar este quadro que estava "encostado" com o da Bete há mais de três anos. Foi um projeto que sofreu várias alterações ao longo do processo e a verdade é que quando olho para ele penso: Será que está terminado?

O primeiro dia...

... no Jardim de Infância!!!

12 de setembro de 2012

O sorriso das mulheres



 
O sol matinal encheu o alpendre de luz e as flores de verão encheram-no de cor. Este livro, com uma capa e um título inspiradores, de um autor que desconheço, promete fazer feliz quem o ler. Só isso fez-me sorrir quando o vi na biblioteca e não resisti a trazê-lo. Ler este livro é o meu projeto para hoje!

Ponto de situação

Com quatro projetos em falta e outros tantos por fotografar, o desafio de realizar 31 projetos em 31 dias até fazer 31 anos, ainda não foi abandonado. Espero conseguir esta semana atualizar o blog com todas as fotos do que já fiz. Passaram já 12 dias desde que lancei o desafio a mim própria e já completei 8 projetos, o que quer dizer que não consegui realizar um projeto por dia... Mas ainda não desisti de chegar ao fim do desafio com os 31 projetos concluidos. Por agora, vou-me dedicar à leitura que as férias "parece" que estão a chegar ao fim...

5 de setembro de 2012

Project #4: the first pillow

Já tinha falado destes tecidos neste post. E ontem, dando seguimento ao desafio "31 days and 31 projects till i'm 31", fiz a primeira almofada. É verdade que apenas fiz uma almofada e o objetivo era fazer pelo menos meia dúzia delas para a cama da Bá e também é verdade que nem a fotografei e nem atualizei o blog ontem. Mas, este projeto também é acerca de tornar as coisas simples, não procurar a perfeição em tudo o que faço e não adiar. Se por um lado pensei que apenas devia falar das almofadas quando todas estivessem prontas, por outro lado senti-me orgulhosa por ter feito uma almofada do princípio ao fim e sabem que mais: qualquer tarefa por mais complicada que seja pode tornar-se simples e exequível se a dividirmos em pequenas tarefas. Foi isso mesmo que eu fiz. Se pretendesse fazer seis almofadas num dia jamais conseguiria e este não passaria de mais um projeto adiado. Assim, fiz a primeira almofada e estou cheia de vontade de fazer as próximas!!!

3 de setembro de 2012

Receitas de família: Tarte de Maçã


Esta tarte é absolutamente deliciosa e muito, muito fácil de fazer. Toda a gente na minha família a sabe fazer(toda a gente que cozinha, claro!), mas a receita original é da minha prima Ana Maria que fez algumas alterações a uma receita dada por uma amiga da Suiça. Quando tenho convidados costumo fazer esta tarte e também já a levei várias vezes para o trabalho. A verdade é que toda a gente adora e pede a receita. Além disso, é ótima quando precisamos fazer uma sobremesa rápida. Então, aqui vai a receita:

Ingredientes:
1 embalagem de massa folhada (se preferirem podem usar massa quebrada)
2 maçãs (descascadas ou não, consoante o gosto e cortadas às meias luas)
2 ovos
2 pacotes de natas
1 pudim de baunilha (tipo "boca doce")
3 ou 4 colheres de sopa de açucar (consoante o gosto)
1 pacote de açucar baunilhado

Preparação:
Ligar o forno a 200º C. Forrar a tareteira com a massa folhada e espetar o fundo com um garfo. Dispor as fatias de maçã sobre a massa. À parte misturar todos os restantes ingredientes numa tigela e deitar este preparado sobre a maçã. Vai ao forno 30 a 45 minutos ou até estar dourada.

Variação:
Em vez de maçã pode utilizar-se ananás às rodelas e substituir o pudim de baunilha por pudim de ananás. Também se pode misturar cubos de pêra à maçã e polvilhar com coco ralado. E, claro a partir desta receita base, as variações poderão ser inúmeras consoante os gostos e a inspiração de cada um.

Dicas:
Eu costumo sempre cortar no açucar e por isso uso apenas 3 colheres, mas quando faço a tarte com ananás ponho 4 colheres pois com o ananás não fica tão doce.
Durante a cozedura se começar a levantar muito, espeto com uma faca para sair o ar.

Project #3: Family recipes

Desde sempre que me interesso por cozinha e há muito que coleciono receitas, bem como livros e revistas de culinária. No entanto, por muitas receitas que conheça e por muito que experimente coisas novas, não há nada como o conforto de regressar aos sabores de sempre e voltar a cozinhar os pratos que me são familiares desde criança. Recordo-me que quando fui morar sozinha aos 18 anos, pedi à minha mãe que me ensinasse a fazer os pratos que habitualmente comíamos em casa. Num pequeno bloco de notas apontei os ingredientes e o modo de preparar as refeições mais simples do dia-a-dia mas, que eram para mim uma novidade e que, devo confessar não me sairam como gostaria as primeiras vezes. Lembro-me de reclamar com a minha mãe que não me devia ter dado a receita bem pois a comida não ficava igual à dela. Com o tempo acabei por aprender alguns truques e dicas e lá fui aperfeiçoando os meus pratos até conseguir aquele sabor reconfortante que me transporta a outros tempos. As folhas desses pequenos apontamentos permanecem ainda guardadas entre as páginas daquele que viria a ser o meu primeiro livro de receitas: um caderno de argolas onde ao longo dos anos fui apontando receitas que me pareciam interessantes e colando recortes de revistas de culinária ou de embalagens de produtos alimentares tal como, receitas dadas por amigos e familiares. Algumas dessas receitas nunca foram experimentadas, outras foram abandonadas por não corresponderem às expetativas e outras foram adotadas e fazem parte do meu dia-a-dia na cozinha. Depois existem ainda as receitas de família, ou seja, pratos que habitualmente são confecionados por este ou aquele membro da família e que são já uma tradição nas reuniões familiares mas que nunca me preocupei em aprender pois cabe sempre ao seu autor original elaborá-los. Chegou a altura de compilar todas estas receitas. Há alguns dias ao ver este post sobre uma ideia para fazer um albúm com a técnica scrapbook ocorreu-me que devia elaborar um livro com as receitas da família. Um livro com os pratos do dia-a-dia ou dos dias de festa mas, apenas com receitas que de facto costumamos fazer e que eu própria já tenha experimentado pois só assim poderei registar a forma certa de as fazer. Isto implica aprender primeiro a fazer alguns pratos que nunca experimentei, que fazem parte das tradições familiares mas  que são habitualmente feitos pelas minhas tias ou primas. Acho que vai ser divertido e finalmente terei compilado num só livro as receitas da minha familia, aquelas que inventámos ou aprendemos com amigos ou adaptámos de livros, mas que são nossas porque fazem parte das nossas vidas e da nossa família. Antes de passar para o papel, até porque devo confessar que ainda não sei bem em que moldes o vou fazer, vou começar por criar um post semanal, às segundas-feiras, com uma receita. Assim, o projeto de hoje do desafio "31 days anda 31 projects till i'm 31" é iniciar esta coleção de receitas e inuagurar esta rubrica semanal.
A receita escolhida para começar é da familiar "Tarte de Maçã".

2 de setembro de 2012

Project #2: Découpage frames

Mais um projeto que estava encostado na prateleira e afinal, faltava tão mas tão pouco para o acabar. Aqui estão, estas duas molduras que pintei com tintas acrílicas, tendo depois aplicado guardanapo de papel com a técnica découpage. Finalmente, trabalhei alguns pormenores do desenho com tintas 3D e gloss 3D.

1 de setembro de 2012

Project #1: mixed media painting

Para dar início ao desafio "31 days and 31 projects till i'm 31" finalizei finalmente o quadro da minha prima Bete! Há cerca de quatro anos atrás, inspirada por uma pintura que vi numa montra, iniciei este quadro. Inicialmente deveria ser uma pintura em acrílico com as cores da sala da Bé a quem o quadro se destinava. Entretanto o projeto foi abandonado no sotão, a Bete mudou de casa e a sua sala mudou de cores... O meu interesse pela pintura apenas com uso de tintas acrílicas também mudou... Passei a interessar-me mais pela técnica mixed media, fazendo uso de vários materiais: tintas acrílicas, pastel, lápis de aguarela, colagens de papel e tecidos, etc. E foi assim que o quadro da Bete se transformou e está finalmente terminado. Resta-me aguardar pela reação da nova proprietária deste projeto de longa data. Terminar este quadro, voltar a mexer nas tintas, nos papéis, na cola, a visão de todos os materiais espalhados em cima da mesa, deixou-me inspirada para continuar com o desafio que lancei a mim própria. Espero que gostes Bézinha.

31 days and 31 projects till i'm 31!!!

É antes de mais uma ideia louca, demasiado pretensiosa, irrealista e eu diria até quase impossível de concretizar. Mas, ao mesmo tempo é uma ideia tão boa que seria uma pena ignorá-la! Passo a explicar: desde há alguns dias que se apoderou de mim, à semelhança do que acontecera no ano passado um pouco antes desta altura, uma crise existencial relacionada com a proximidade do meu aniversário. Isto levou-me a pensar mais uma vez sobre a enorme quantidade de coisas que eu gostaria de fazer, os milhares de ideias que assolam o meu pensamento diariamente, a interminável lista de to dos, os projetos adiados, estagnados e os materiais armazenados no sotão... enfim, as inquietações de sempre. A grande diferença que se fez notar desde o ano passado é que associados a todas estas inquietações, surgem a terrível constatação acerca da efemeridade e fragilidade da vida e o reconhecimento de que durante anos tenho adiado sonhos e projetos sob a falsa premissa de que sou ainda uma miúda de vinte e tal anos com tanto tempo pela frente para os concretizar!!! Não podia estar mais errada. Basta olhar à volta e ver os feitos extraordinários que algumas pessoas bem mais novas do que eu já realizaram! Isto fez-me sentir uma urgência de agir, de passar das intenções aos atos e de me desafiar a mim própria! Tudo isto, associado ao facto de ter passado as últimas semanas em casa, o que me permitiu ter tempo para consultar revistas, blogs e livros verdadeiramente inspiradores e o facto de ser uma colecionadora nata de materiais para trabalhos manuais, conduziu a esta ideia que tem tanto de louca como de encantadora: realizar 31 projetos em 31 dias, ou seja, 31 dias e 31 projetos até eu ter 31 anos. A ideia é tentar acabar projetos que há muito estão na "prateleira", usar principalmente materiais que tenho em casa, criar coisas simples sem complicar tudo durante o processo de criação e sem aspirar constantemente à perfeição. Sim, sei perfeitamente que não conseguirei atualizar o blog diariamente e que o mais certo é não conseguir cumprir o calendário e realizar um projeto diferente todos os dias, mas vale a pena tentar. A prova disso é que esta ideia deu-me vontade de ir até ao sotão e começar a fazer uma lista dos projetos que poderia realizar. E ao fazer essa lista apercebi-me que existem trabalhos que não podem ser realizados num só dia, como é o caso dos projetos de tricot que são para "ir fazendo" ou os quadros com técnicas mistas que implicam algum tempo para secagem dos materiais e tintas. Isto deu-me vontade de arregaçar as mangas e começar a adiantar um pouco um certo quadro que comecei há cerca de quatro anos atrás. A verdade é que coloquei este quadro no fim da lista dos 31 projetos e não é que afinal foi o primeiro a tornar-se realidade!!! Pois é, é com esse mesmo quadro que iniciarei esta aventura sendo ele o primeiro de, espero eu, 31 projetos realizados em 31 dias até ao dia em que passo a ser uma miúda de 31 anos!!!