10 de janeiro de 2010

o que ando a ler



Adoro romances e sou fã incondicional desta autora. Tenho todos os seus livros editados em Portugal e também tenho um em italiano que, devo confessar, ainda não li todo. Gosto do estilo de escrever da autora que relata invariavelmente histórias de mulheres atravessando gerações, contextualizando as vivências pessoais das personagens no quadro histórico e cultural em que as mesmas têm lugar e relatando os mesmos acontecimentos da perspectiva dos vários intervenientes. E além disso, gosto muito da língua italiana da qual percebo pouco mas gostava de saber muito mais. De todos os romances da autora que já li, o que mais gostei foi sem dúvida A viela da duquesa, seguido por Qualquer coisa de bom.


Sinopse
“Roberta é uma jovem livreira em plena crise existencial e conjugal - Oscar, o marido, com quem casou contra a opinião de toda a gente, revela-se incapaz de responder às suas necessidades e de assumir as responsabilidades de uma família.
Uma dolorosa reflexão leva Roberta a percorrer o passado e a descobrir as raízes do seu mal-estar, que remontam à infância, passada no meio dos afectos envolventes da família paterna, onde a mãe, Malvina, brilhava pela ausência. Feminista convicta no período turbulento de 68, Malvina escolhera viver de acordo com os seus princípios e confia a filha ao companheiro. Desta situação vão nascer, ao longo do tempo, dramas, mal-entendidos, conflitos mal resolvidos e também segredos há muito guardados. E é apenas ao dissipar estas sombras que Roberta vai conseguir superar a crise e reconciliar-se consigo mesma.
Uma história de ligações profundas e paixões intensas em que Sveva Casati Modignani, através do confronto entre duas gerações de mulheres, nos conta como éramos antes e como somos agora.”

Porto Editora, 2009

9 de janeiro de 2010

ano novo e um ano desde o primeiro post

Ando quase sempre com a minha cabeça a fervilhar de ideias. Quase tudo à minha volta pode servir de inspiração. Alguém a passar na rua, uma montra, um anúncio numa revista, uma paisagem, uma peça de roupa, um objecto de decoração… Não raras vezes acontece que já deitada não consigo conciliar o sono porque me ocorreu uma ideia e começo a esboçar um plano para a pôr em prática. Desde que idealizo algum projecto até à fase da sua concretização, a ideia inicial sofre alterações e mesmo depois de passar a ideia para o papel e procurar os materiais necessários acabo sempre por acrescentar (ou retirar) algo à ideia original. Cada peça sofre um processo de evolução, amadurece à medida que o esboço se vai materializando. E nunca uma peça está verdadeiramente acabada. Quando chego ao fim penso sempre que se voltasse atrás poderia ter feito algo diferente que resultaria muito bem e surge assim uma nova ideia.
Desde sempre gostei de desenhar, pintar, tricotar, bordar, costurar, enfim, de criar coisas. Ainda não sabia ler já a minha avó me ensinava a tricotar e bordar. Depois de muito tempo a fazer incursões por blogues de pessoas que criam as mais variadas coisas, algumas delas verdadeiramente inspiradoras, resolvi criar este para partilhar as minhas ideias e projectos.

Fez no passado dia 3 precisamente um ano desde o “primeiro post”. Estávamos no início de 2009 e como sempre, no início de cada ano as resoluções multiplicam-se e é como se a simples mudança de ano tivesse o condão de realizar todos os nossos sonhos, projectos inacabados e ideias adiadas. Este ano, porém não vou esperar pelo mês de Fevereiro ou Março para me resignar às evidências e aceitar a dura realidade de que não são factores externos como a mudança de ano que terão a capacidade de modificar a forma como gerimos o nosso tempo ou estabelecemos as nossas prioridades.

Nem tão pouco vou dizer que terei de ser eu a arregaçar as mangas e vencer a procrastinação pois isso já seria uma resolução de ano novo.

Fazendo o balanço de 2009 e olhando para a minha “lista” é certo que nem preciso de fazer uma nova para este ano. Mas não vou aqui, em tom de lamento, falar dos livros que não li ou dos quadros que não pintei, nem do jardim abandonado (não, do bolo de chocolate é que não vou falar mesmo). Porque o meu maior desejo para 2009 era receber e cuidar da minha filha e foi precisamente isso que fiz e isso valeu muito, muito mais do que tudo o resto.

Contrariando a minha tendência de fazer listas este ano vou construir a lista ao sabor das ideias que me vão surgindo, dos sabores que vá experimentando, dos projectos que vá iniciando e dos momentos que vá vivendo. A Bárbara estará sempre no topo da lista como é evidente e o primeiro projecto (já em curso) é a festa do seu primeiro aniversário.

A todos os meus amigos e a todos os que me leiam desejo um Feliz 2010.