8 de junho de 2009

opiniões de peso

Não, não são opiniões importantes ou opiniões emitidas por pessoas importantes. Dizem respeito isso sim, à irreprimível necessidade que a generalidade das pessoas têm para emitir comentários acerca do peso alheio. “Olá, tudo bem? Estás mais gorda!”, ou “Olá, tudo bem? Estás mais magra!” são frases repetidas vezes sem conta, mais pelas mulheres, mais a primeira do que a segunda e mais por pessoas mais gordas do que magras porque “o mal dos outros a todos consola”. Mas se acham que o peso é já tema recorrente das conversas de circunstância esperem só até ficarem grávidas e terem um bébé. É extraordinária a quantidade de pessoas que, temendo que eu não tenha espelhos em casa ou seja desconhecedora de um objecto tão vulgarmente utilizado como é a balança, faz questão de me recordar que estou mais gorda. E não me refiro a pessoas amigas ou familiares, refiro-me a pessoas que antes só me diziam bom dia ou boa tarde. Pessoas cujo Indice de Massa Corporal roça muitas vezes o limite da obesidade e que, pelos vistos se sentem melhor quando pensam que afinal não são as únicas com peso a mais, apesar de eu continuar com um IMC dentro dos limites da normalidade mesmo com os quilos que tenho a mais. Pessoas que não tiveram um bebé há quatro meses mas sim há muitos anos atrás e pelos vistos ainda não recuperaram. Coloca-se então a questão: será que o que as incomoda é serem gordas ou que as outras sejam magras?

Sem comentários: