3 de setembro de 2012

Project #3: Family recipes

Desde sempre que me interesso por cozinha e há muito que coleciono receitas, bem como livros e revistas de culinária. No entanto, por muitas receitas que conheça e por muito que experimente coisas novas, não há nada como o conforto de regressar aos sabores de sempre e voltar a cozinhar os pratos que me são familiares desde criança. Recordo-me que quando fui morar sozinha aos 18 anos, pedi à minha mãe que me ensinasse a fazer os pratos que habitualmente comíamos em casa. Num pequeno bloco de notas apontei os ingredientes e o modo de preparar as refeições mais simples do dia-a-dia mas, que eram para mim uma novidade e que, devo confessar não me sairam como gostaria as primeiras vezes. Lembro-me de reclamar com a minha mãe que não me devia ter dado a receita bem pois a comida não ficava igual à dela. Com o tempo acabei por aprender alguns truques e dicas e lá fui aperfeiçoando os meus pratos até conseguir aquele sabor reconfortante que me transporta a outros tempos. As folhas desses pequenos apontamentos permanecem ainda guardadas entre as páginas daquele que viria a ser o meu primeiro livro de receitas: um caderno de argolas onde ao longo dos anos fui apontando receitas que me pareciam interessantes e colando recortes de revistas de culinária ou de embalagens de produtos alimentares tal como, receitas dadas por amigos e familiares. Algumas dessas receitas nunca foram experimentadas, outras foram abandonadas por não corresponderem às expetativas e outras foram adotadas e fazem parte do meu dia-a-dia na cozinha. Depois existem ainda as receitas de família, ou seja, pratos que habitualmente são confecionados por este ou aquele membro da família e que são já uma tradição nas reuniões familiares mas que nunca me preocupei em aprender pois cabe sempre ao seu autor original elaborá-los. Chegou a altura de compilar todas estas receitas. Há alguns dias ao ver este post sobre uma ideia para fazer um albúm com a técnica scrapbook ocorreu-me que devia elaborar um livro com as receitas da família. Um livro com os pratos do dia-a-dia ou dos dias de festa mas, apenas com receitas que de facto costumamos fazer e que eu própria já tenha experimentado pois só assim poderei registar a forma certa de as fazer. Isto implica aprender primeiro a fazer alguns pratos que nunca experimentei, que fazem parte das tradições familiares mas  que são habitualmente feitos pelas minhas tias ou primas. Acho que vai ser divertido e finalmente terei compilado num só livro as receitas da minha familia, aquelas que inventámos ou aprendemos com amigos ou adaptámos de livros, mas que são nossas porque fazem parte das nossas vidas e da nossa família. Antes de passar para o papel, até porque devo confessar que ainda não sei bem em que moldes o vou fazer, vou começar por criar um post semanal, às segundas-feiras, com uma receita. Assim, o projeto de hoje do desafio "31 days anda 31 projects till i'm 31" é iniciar esta coleção de receitas e inuagurar esta rubrica semanal.
A receita escolhida para começar é da familiar "Tarte de Maçã".

Sem comentários: