1 de setembro de 2012

31 days and 31 projects till i'm 31!!!

É antes de mais uma ideia louca, demasiado pretensiosa, irrealista e eu diria até quase impossível de concretizar. Mas, ao mesmo tempo é uma ideia tão boa que seria uma pena ignorá-la! Passo a explicar: desde há alguns dias que se apoderou de mim, à semelhança do que acontecera no ano passado um pouco antes desta altura, uma crise existencial relacionada com a proximidade do meu aniversário. Isto levou-me a pensar mais uma vez sobre a enorme quantidade de coisas que eu gostaria de fazer, os milhares de ideias que assolam o meu pensamento diariamente, a interminável lista de to dos, os projetos adiados, estagnados e os materiais armazenados no sotão... enfim, as inquietações de sempre. A grande diferença que se fez notar desde o ano passado é que associados a todas estas inquietações, surgem a terrível constatação acerca da efemeridade e fragilidade da vida e o reconhecimento de que durante anos tenho adiado sonhos e projetos sob a falsa premissa de que sou ainda uma miúda de vinte e tal anos com tanto tempo pela frente para os concretizar!!! Não podia estar mais errada. Basta olhar à volta e ver os feitos extraordinários que algumas pessoas bem mais novas do que eu já realizaram! Isto fez-me sentir uma urgência de agir, de passar das intenções aos atos e de me desafiar a mim própria! Tudo isto, associado ao facto de ter passado as últimas semanas em casa, o que me permitiu ter tempo para consultar revistas, blogs e livros verdadeiramente inspiradores e o facto de ser uma colecionadora nata de materiais para trabalhos manuais, conduziu a esta ideia que tem tanto de louca como de encantadora: realizar 31 projetos em 31 dias, ou seja, 31 dias e 31 projetos até eu ter 31 anos. A ideia é tentar acabar projetos que há muito estão na "prateleira", usar principalmente materiais que tenho em casa, criar coisas simples sem complicar tudo durante o processo de criação e sem aspirar constantemente à perfeição. Sim, sei perfeitamente que não conseguirei atualizar o blog diariamente e que o mais certo é não conseguir cumprir o calendário e realizar um projeto diferente todos os dias, mas vale a pena tentar. A prova disso é que esta ideia deu-me vontade de ir até ao sotão e começar a fazer uma lista dos projetos que poderia realizar. E ao fazer essa lista apercebi-me que existem trabalhos que não podem ser realizados num só dia, como é o caso dos projetos de tricot que são para "ir fazendo" ou os quadros com técnicas mistas que implicam algum tempo para secagem dos materiais e tintas. Isto deu-me vontade de arregaçar as mangas e começar a adiantar um pouco um certo quadro que comecei há cerca de quatro anos atrás. A verdade é que coloquei este quadro no fim da lista dos 31 projetos e não é que afinal foi o primeiro a tornar-se realidade!!! Pois é, é com esse mesmo quadro que iniciarei esta aventura sendo ele o primeiro de, espero eu, 31 projetos realizados em 31 dias até ao dia em que passo a ser uma miúda de 31 anos!!!


Sem comentários: